Equilíbrio Uma Habilidade Corporal Fundamental em sua Equitação

25/03/2014 13:13

Equilíbrio Uma Habilidade Corporal Fundamental em sua Equitação

"Preparo Físico devidamente balanceado para uma melhor equitação"

 O comportamento do Ginete, bem como a forma de montar seu cavalo (postura, relaxamentos e tensões) é o principal fator que influencia na qualidade dentro de todas as modalidades equestres. Esta condução deve ser leve, flexível, inteligente, precisa, equilibrada e ao mesmo tempo sutil trazendo harmonia e tranquilidade ao movimento do conjunto. Para que haja tal entrosamento entre cavalo e cavaleiro, notamos que a condição física do cavaleiro é crucial independente da modalidade equestre. Um ginete não precisa estar “sarado” para montar, mas precisa estar apto e com todo seu corpo devidamente equilibrado mentalmente e fisicamente para poder aproveitar seus momentos sobre o dorso de um equino.

É fato que Cavaleiros e Amazonas em sua grande maioria tem determinadas musculaturas encurtadas (fortes) e outras alongadas (supostamente enfraquecidas).

A Equitação vem se desenvolvendo muito aos longos dos anos. Com isso descobriu-se que a formação do binômio cavalo-cavaleiro dá-se no momento em que o equilíbrio do cavaleiro esteja na mesma linha (reta) que o equilíbrio do cavalo,  conforme mostrado na foto abaixo:

     

    Alinhamento Postural  Natural                                       Alinhamento Postural do Ginete

                                  

Nas imagens acima podemos notar que cabeça, ombros, quadril e os calcanhares estão alinhados de maneira perpendicular ao solo e ao cavalo. A pessoa não está pendurada ou caída sobre o cavalo, ela está centrada em seu próprio equilíbrio e deve permanecer assim em todas as andaduras do cavalo. Portanto temos que o equilíbrio do cavaleiro e o equilíbrio do cavalo devem estar exatamente alinhados como na figura abaixo (pontos vermelhos):

 

 

Uma das formas de estar de ter o equilíbrio de ginete em sintonia com o equilíbrio do cavalo, é o cavaleiro buscar a conscientização e coordenação corporal em cada execução de movimento, ou seja, dar atenção a cada pequeno movimento corporal sobre o cavalo, seja ele um simples “molejo” ao mais eficiente comando. Isto quer dizer que o condutor deve  ter consciência de cada movimento, força, ação de cada musculatura, saber o porque e como cada ação deve ser executada antes de acontecer. Isso resultará em maior sensibilidade favorecendo toda a coordenação e equilíbrio.

Os benefícios de se montar com o equilíbrio correto (conforme mostrado na figura acima) para o cavalo são:

1.      Ter menos tensão, porque o cavalo se sente mais seguro em seu equilíbrio e sua capacidade de gerir o peso de cavaleiro

2.      Poder se mover de forma mais correta e natural, afinal o ginete não está o jogando-o em alguma direção

3.      Pode alcançar o movimento correto sem ter que usar padrões compensadores em seu próprio corpo. Estes padrões compensatórios criam uma memória muscular desigual, que resulta em sobrecarga em musculaturas, articulações e tendões.

4.      Seu ritmo  melhora porque é confortável e o mesmo ele é capaz de mover-se simetricamente

5.      Assim que o cavalo tem relaxamento, ritmo, flexibilidade, há um melhor contato o que permitirá que o ginete obtenha de forma mais fácil e eficaz a impulsão, a retidão e a reunião.

Normalmente, devido a sua naturaza, o equilibrio no cavalo é em duas direções: Lateral (esquerda e direita) e frontal (para a frente e para trás). Muitos ginetes cometem o erro de tentar criar o equilíbrio através da tensão e rigidez. Ao fazer isso, eles tendem a criar tensão em seus quadris, pernas, costas e ombros, que é contraproducente, além de ser extremamente nocivo tanto ao cavalo como ao próprio cavaleiro.

Existem alguns exercícios que podem ser feitos para ajudar o cavaleiro a melhorar seu equilíbrio, como por exemplo: ficar de pé sobre uma prancha de equilíbrio, Bosu ou algo do gênero, primeiro com ambas as pernas, depois com apenas uma e em outra seção a outra.

A criatividade para achar exercícios para desafiar o equilíbrio é realmente o único limite do cavaleiro.

A chave para o equilíbrio é ser capaz de permanecer alinhado com suavidade.

Mas nunca esqueça que o mais importante ao desafiar o equilíbrio ou executar qualquer exercício físico é ter um profissional (personal trainer) devidamente habilitado para avaliar, prescrever e ensinar a técnica ideal para alcançar o objetivo do treinamento!!

 Já com relação ao equilíbrio do cavalo, em nosso blog no site  a amazonas: https://www.dressagearteequestre.com/news/equilibrio/ Priscila Thomazelli escreveu um artigo muito importante sobre este assunto. Não perca tempo e vá lá dar uma espiada.

Quanto maior o equilíbrio do cavaleiro para manter seu centro de equilíbrio alinhado ao centro de equilíbrio do cavalo, melhor será a equitação do conjunto e consequentemente, melhores serão os resultados alcançados por este binômio cavalo/cavaleiro.

Voltar